29/11/2017

Tell me when my light turns green

Dexys Midnight Runners >>> Tell me when my light turns green

Às vezes é difícil fazer as coisas que mais quero.

Hoje teria sido preparar (tirar a pele e filetar) um linguado, que depois seria transformado em cilindro (por meio duma ballotine) cozinhado sous-vide (66º) e finalmente, coberto por uma viennoise de parmesão, para assim  seguir até ao grill. Aí, a protectora vieinnoise (um fino rectângulo congelado de parmesão, manteiga, pão ralado e alho) derreteu-se sobre o peixe, tomando a forma de capa cilíndrica, enriquecendo o resultado com os sabores referidos, mais o efeito do calor intenso.

Não pude fazer pois havia mais quem quisesse, e porque tenho fama de já saber fazer coisas, algumas que nunca tinha visto antes, como este "Sole en viennoise de parmesan", fico a ver, para que outros se iniciem. É justo. Muitos na verdade, precisam de ter estas oportunidades, que eu da idade deles nem sonhava. Assim vão crescendo em direcções mal imaginadas ainda, mas certamente diferentes dos planos iniciais. Diferentes e mais ricas.

Também nestes casos vou aprendendo coisas úteis como a paciência e o silêncio. O ajudar e o esperar. Partilhar. Participar. E no fim limpar.

 foto: vivian liu


Hoje foi mais um belo dia, com muito trabalho e muitos peixes para preparar  - Caril tailandês com pescada, robalo em crosta de sal (com farinha), filetes de Peixe Galo, o tal linguado e ainda uns berberechos à Bulhão Pato.

Depois, subimos orgulhosamente as escadas que levam à cantina, ostentando o nosso almoço - o caril e o robalo - com decisão e fome. Tudo comido até ao rapar dos tachos e tudo muito bom.

Todos os dias são novos e acabam com sorrisos.      



No comments:

Post a Comment