03/08/2016

Azeite de ervas sem conversa

Uma ideia simples para usar ervas frescas, evitando que morram de tédio e acabem no lixo.
Este azeite pode ser usado durante uma semana (talvez um pouco mais...) guardado no frigorífico. O frio altera-lhe a consistência, mas basta mexer um pouco para que volte ao normal.  
  • oregão fresco - 1 colher de sobremesa
  • tomilho fresco - 1 colher de café
  • cebolinho fresco - 1/2 colher de sobremesa
  • 1 dente de alho pequeno
  • 2 nozes
  • 1 copo de azeite extra virgem
  • sal e pimenta

Escaldar as ervas e o dente de alho durante 30 segundos, escorrer, secar, juntar as nozes e o azeite,   e desfazer tudo com a varinha mágica

Pode ser usado de várias maneiras e os ingredientes podem ser alterados, usando por exemplo coentros frescos como a erva principal, juntando um pouco de manjericão,  raspa de limão,  etc. ou dispensando as nozes ou o alho, para quem for alérgico a frutos secos ou cuja vida social exclua o alho das suas refeições...

Uma pasta de requeijão

Misturar 1 colher de sopa deste azeite de ervas com requeijão desfeito com um garfo. Misturar bem e comer com torradas de pão alentejano por exemplo.

Com massa

Usar como pesto, misturando com um tipo de massa que agarre o molho - por exemplo fusilli ou penne rigate

Com curgete ou beringela

Grelhar rodelas de curgete ou beringela (a curgete quase nada, mas a beringela precisa de algum tempo para amaciar) e temperar com o azeite de ervas  ou misturar a pasta de requeijão.

2 comments:

  1. Vou experimentar. Beijinhos João Pedro. Catarina Aragão

    ReplyDelete
  2. Catarina, eu uso as ervas que tenho à mão, estas foram as de hoje, normalmente faço mais simples, apenas azeite, coentros e alho. Vale tudo menos deitar fora :)

    ReplyDelete