18/05/2016

Viagens na minha terra - Faz-se-os


Estas viagens são feitas sem sair de casa, quase a sonhar, resultam do passar do tempo, das saudades de tudo o que foi bom e das pessoas associadas a isso. Para espicaçar a memória, os caminhos do palato resultam bem para mim, mas não são o mais importante, são farois que assinalam e recordam. Assim ando em frente.

Tenho aprendido muito nos almoços das quartas-feiras, cozinhados pela turma de Culinary Arts, na Escola de Hotelaria de Lisboa, ali para os lados da Estrêla. Aprendo, divirto-me, como bem, sou surpreendido e tudo isto é apenas parte do aprendizado de uns já quase cozinheiros que por ali vão crescendo.

Numa quarta-feira recente, lá estava eu a almoçar (muito bem) com um amigo e, de repente, a sobremesa, onde ressaltava a palavra Técula prometendo bolo alentejano, brilhou para além do esperado.

Se a Técula me fez fechar os olhos para saborear melhor (como aprendi contigo) e o gelado de flor de sabugueiro parecia uma nuvem suave a deslizar, foi o pequeno “cigarro” de massa frita recheada, quem me levou para o terreno das emoções que “a razão desconhece”. Isso sim é notável.

Comentei que o bolinho de forma e nome desconhecidos era do mais Português que havia. Penso agora, que se estivesse na Lua, vendado e me dessem a provar aquele doce, não teria dúvida em apontar-lhe a origem nacional. E, mesmo correndo o risco de me enganar, nunca me enganaria, pois milhares de outros como eu, diriam o mesmo, ainda que o doce pudesse ser de Espanha, ou de outro lado com traços  galaico-luso-judaico-árabe-peninsular no sangue.

E nesta viagem, não fui para nenhum lado em particular, fui apenas para um Portugal de sempre, memória dos meus Natais torrejanos cheios de gente e açúcar, coscorões sempre na mesa, quaisquer festejos de família, passeios de domingo e por fim o Algarve, na Páscoa, antes da loucura do verão, as azevias que ainda hoje se comem por lá.    


Os ditos “cigarros” chamam-se Fáxios e logo pensei no trocadilho óbvio: Faz-se-os! E fiz
Fiz umas azevias em formato pequeno, e depois vi as fotografias do Pedro e percebi que estavam mal formatados os meus pastéis. Agora hesito pensando nos próximos, mas acho que tentarei o modelo original...
O recheio que fiz, juntou batata-doce, assada e esmagada, com amêndoa ralada, gemas de ovo, e a calda de açúcar aromatizada com casca de limão e pau de canela.
Para a massa, fui ver receitas de azevias e fiz uma massa que, para além da farinha, banha e azeite, levava raspa e sumo de laranja e um calicezinho de Medronho. Misturei, amassei pouco e deixei a descansar. 

Para fazer os pastelinhos, tendi a massa, cortei em rectângulo pequenos, recheei, fechei e fritei. Depois de escorridos, passaram pelo tratamento obrigatório de açúcar e canela que os traz irremediavelmente para perto do coração Português.  Uma viagem fantástica, sem sair do lugar.

 


  

No comments:

Post a Comment