04/03/2016

Tortilha de batata - 2

A minha filha perguntou se eu lhe preparava alguma coisa de comer, para levar para a escola, pois iam ter uma espécie de refeição partilhada, em que cada um deveria levar a sua comida, mas que pudesse ser dividida com outros.
 
Havia croquetes congelados prontos a fritar, feitos por mim 4 dias antes, com um resto de carne de vaca guisada. Nesse dia servi alguns ao jantar, a menina tinha gostou muito e até ficou algo surpreendida com a qualidade desses croquetes .
Aí acrescentei uma linha aos direitos humanos dos meus filhos:

- o direito a comer croquetes bem feitos, como a minha mãe fazia para mim.

Ela disse logo que sim, e depois de falarmos sobre o que mais ela podia levar, que fosse fácil de partilhar, e não implicasse talheres etc. chegámos a acordo sobre tortilha de batata com presunto.

Após de ter escrito o texto anterior sobre as tortilhas, de ter andado a ver as fotografias de belos e menos belos exemplares e ter pensado um pouco sobre o tema, fiz a tortilha com uma pequena alteração:

Comecei por cozer a cebola em azeite, para ela amolecer sem ganhar cor, e  ao mesmo   aromatizar o azeite. Retirei e escorri a cebola, e no mesmo azeite, cozi a batata. Tanto a cebola como a batata ficaram cozidos e não fritas, e o sabor que a cebola largou no aziete foi mais absorvido pela batata do que na versão que eu antes descrevi. O resto foi feito da mesma forma e o resultado foi um sucesso.

A tortilha, fria e partida em quadrados foi apreciada e louvada pela minha filha, que orgulhosamente me repetiu os elogios recebidos.  E desta vez não se esqueceu de dizer que gosta muito das coisas que eu preparo.

Se calhar os elogios racionados funcionam melhor!



No comments:

Post a Comment