15/08/2013

Soja, não obrigado

Quando disse à Rita que ia escrever estes "posts", ela referiu uma lasanha de soja que não tinha corrido muito bem. Nada comentei, porque isto se passou por email, pois se fosse ao vivo, teria dito então o que penso sobre o assunto. Digo agora.

Soja? Para substituir a carne? Para mim não faz sentido. Em primeiro lugar porque não tem graça nenhuma, depois porque não substitui a carne e, quem não quer comer carne, tem coisas melhores para comer.
Além disto, quem tem preocupações ecológicas devia constatar o que se faz hoje em dia para cultivar a soja e qual o efeito desses processos...

Pois então fica dito "soja, não obrigado" pelo menos como substituto da carne, pois nada tenho contra o tofu devidamente preparado, contra o molho de soja ou os rebentos da mesma.

Passo então aos cogumelos,isso sim uma coisa saborosa, não para substituir a carne mas para ter o seu próprio lugar em pratos que existem por si, e não como uma espécie de nicorette para carnívoros arrependidos.
Fui, passar uns dias a Avis e levei empadas feitas por mim, devidamente congeladas e prontas a assar no forno, que foi o que fiz quando lá cheguei.
Havia empadas normais, de galinha, que não convenceriam nenhum alentejano a mudar-se para Lisboa, mas não estavam más. E havia empadas de cogumelos, que fiz porque gosto muito da dona da casa e ela não come carne. Estas últimas estavam melhores, pois não é preciso muito para fazer um recheio de cogumelos ficar bom.

Comprei uma embalagem de cogumelos castanhos(1), que limpei e cortei em quatro. Levei ao lume uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite e 2 dentes de alho picados. Juntei os cogumelos e salteei-os em lume forte, mexendo sempre.
A ideia é cozinhar os cogumelos rápidamente, para que não percam todo o seu líquido(que é muito) pois neste caso acabariam cozidos e sem consistência. Juntei tomilho picado(1 colher de sobremesa), sal, pimenta e pouco antes de apagar o lume, uma colher de manteiga. Retirei da frigideira e deixei arrefecer, antes de rechear as empadas.
A massa destas foi feita com:
250g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal
2 gemas
água que levar(2)
sal
No copo misturador deito a farinha e a manteiga, fria e em cubos. Com o botão “Pulse” vou desfazendo os cubos de manteiga que se misturam assim na farinha. Junto as gemas e o sal e repito. Depois vou deitando água aos poucos até que aquilo comece a formar uma bola. Nessa altura para e deito a incipiente bola para uma tábua enfarinhada. Junto tudo sem amassar, embrulho em plástico aderente e levo ao frigorífico pelo menos durante 30 minuto
Depois é preciso estender a massa(eu gosto dela fina) e forrar as formas com ela.
Em cada forma já forrada, deitei os cogumelos e um cubo de qeuijo “chévre”, que com o calor desaparece mas deixa o sabor forte e levemente ácido que ajuda os cogumelos a enfrentar sem medo o mundo das empadas de carne.
Acabei as empadas com a habitual tampa e foram para o congelador até ao dia da viagem para Avis. A costumeira pinceladela com ovo, só a dei antes de irem para o forno pois li algures que de contrário a cobertura de ovo poderá descascar como uma pele e resolvi seguir o conselho
Correu bem

Quanto a lasanhas sem carne já no meu antigo blog tinha referido duas:
De cogumelos
De espargos

I  rest my case


(1)Andava à procura de nome melhor para estes cogumelos e descobri um link onde dizem que os brancos, os castanhos e os grandes portobello, são todos a mesma coisa com idades diferentes. Será? http://www.thekitchn.com/what-are-cremini-mushrooms-a-f-73949
(2)muitas vezes levei a mal esta expressão, mas é a realidade. Não sei dizer exactamente a água necessária, depende da farinha, da manteiga, do dia...Podia escrever que é mais de 1 colher de sopa e menos de um copo cheio!

No comments:

Post a Comment