20/07/2013

Já está quase o jantar feito

Tenho andado pouco cozinheiro, tenho feito "umas coisas" mas nada que se conte. Hoje, as circunstâncias levaram-me às panelas com afinco.
A minha filha e a minha sobrinha almoçaram comigo e fiz um pica-pau de boa carne de vaca, molho untuoso e batatas fritas às rodelas (fritas por mim , claro), seguido das cerejas mais caras do ano, mas como eu disse ao comprar, antes cerejas que pastilhas elásticas - por acaso, pouco depois estava a comprar as ditas a pedido da minha filha!!!!!!
Mas havia continuação, porque tinha um compromisso ao jantar e isso é o que se segue.

Dúvidas

Vou, não vou, talvez, não tenho vontade, devia, pronto vou!
Vou e faço o jantar, mas não aquela carne que vocês tanto gostaram da primeira vez que ela foi a tua casa, isso não faço.
Dividido entre o vou e o não vou, encontrei o rumo repetindo um caminho conhecido.  Fui ao mercado de Alvalade e comprei ovas e camarões frescos, como se este fosse um fim de semana normal e assim, vais comigo mesmo que ninguém saiba.

Salada de ovas

Preparei um caldo para cozer as ovas, levando ao lume uma panela com água e sal, à qual juntei depois:
1 dente de alho
1 talo de aipo
1 cebola
1/2 cenoura
louro
pimenta
Quando começou a ferver, baixei o lume e juntei as ovas. Ficaram assim 10 minutos. Apaguei o lume e mantive as ovas lá dentro.

Passou o tempo de ir com a minha filha e a minha sobrinha, ao Barão para comerem torradas e beberem ucal de chocolate. Para mim foi café e jornal.

No regresso, tirei as ovas da água e comecei a tratar do resto.
Cortei uma cebola em meias luas, juntei sal e deixei suar
Tirei as peles e as pevides a meio coração de boi (tomate)
Piquei um molhinho de salsa
Cortei as ovas em rodelas
Passei a cebola por água e deixei escorrer
Juntei tudo, temperei com azeite, sal e pimenta. Provei e estava bom.

Mais logo, quando chegar a hora de comer, irei juntar umas gotas de vinagre e corrigir o sal.

Camarões com coco

Descasquei os camarões, tirei a tripa e reservei
Levei ao lume as cascas com um fio de azeite e fui juntanto:
1 talo de lemongrass (erva príncipe que comprei no continente)
5 rodelas de gengibre
1 malagueta vermelha sem sementes
1 cebola às rodelas
1 tomate
2 raizes de coentros
sal  e água para cobrir.

Ao fim de 20 minutos apaguei o lume, e passei a mistela para o copo dos batidos. Dei umas voltas para desfazer um pouco as cascas e os legumes  e coei.
Temperei os camarões com sal e curcuma(açafrão das índias) e salteei em azeite com 1 dente de alho. Alourei dos dois lados - 1 minuto de cada lado e tirei, pois ainda voltariam ao lume
Na frigideira (já sem camarões) junteio o caldo e deixei reduzir. Juntei 1 colher de café com açúcar mascavado, 1 colher de sopa com sambal oelek (uma pasta feita com malaguetas) e 2 colheres de sopa de leite de côco. Provei e gostei.
Levou uma pitada extra de sal e mais 2 colheres de sopa de leite de coco e juntei os camarões para acabarem de cozer (2 minutos). Fora do lume juntei coentros picados e antes de servir vou espremer pelo menos 1/2 lima

                                                                          ***

Segue o tema do post anterior, cozinhar a pensar nas pessoas de quem gosto, nem sempre fazendo exactamente o que eles esperam, mas acreditando que gostarão. Mesmo os ausentes

1 comment:

  1. Bom Dia! Mandei-lhe um mail aqui há uns dias acerca da Erva Príncipe mas se calhar o endereço já não é o mesmo... qualquer coisa frades?

    ReplyDelete