04/05/2013

Pão

Na Mercearia Criativa encontram-se coisas invulgares, algumas que em tempos foram bem vulgares mas com o tempo tornaram-se raras e exóticas como estas farinhas:
Farinhas de milho branco de sequeiro, centeio e trigo moídas em mó de pedra em Leiria, pela Moinho do Papel... um projecto fantástico da Sandra e do Patrício num moínho movido a água que foi construído em 1411.

Fui lá comprar um saquinho da farinha de trigo e cheguei a casa já de mangas arregaçadas pronto para amassar um pão. Reconfortante trabalho manual.



Numa tigela juntei 250g de farinha de trigo da Sandra Margarida, 100g de farinha de trigo normal , 1/2 dose de fermento de padeiro (12,5g) , 1 colher de chá com sal, 3 colheres de sopa com azeite e 180ml de água fria


Misturei tudo menos a água e depois fui deitando água aos poucos(usei-a toda)Quando toda a água já tinha sido absorvida passei para a tábua de madeira e amassei durante 10 minutos, esticando a massa com a palma da mão, enrolando e repetindo tudo. 
A massa vai ficando mais elástica e homogénea.

 Ao fim de algum tempo (os tais 10 minutos?) untei as mãos com azeite e espalhei-o em volta da bola de massa que de seguida foi levedar durante 2 horas, numa tigela e tapada com um pano.
Ao fim de duas horas fiz sair o ar e untei uma forma de bolo inglês com um fio de azeite. Aí coloquei a massa, voltei a tapar e deixei crescer durante mais 1 hora.Ao fim desse tempo foi para o forno (220º) durante 30 minutos, passados os quais, o pão, estava bem cozido. Ficou quase perfeito embora com pouco sal. 

Podia ter crescido mais mas acho que o fermento já estava fraco de forças. Estou orgulhoso por saber que não morrerei de fome frente a um saco de farinha...


No comments:

Post a Comment